terça-feira, 17 de abril de 2012

Ida ao centro de emprego

     No meu 1º dia de desempregada, levantei-me bem cedo, preparei um lanchinho para levar e apanhei o transporte público para me dirigir ao centro de emprego da minha zona, que fica a sensivelmente 6km, da minha casa.
centro de emprego

 Cheguei lá por volta das 8:20 e tinha uma fila enorme, pensei logo que não conseguiria ser atendida naquele dia, mas permaneci na fila. Ás 8:50, o segurança começou a distribuir senhas para os diversos serviços, e pediu para quem fosse para pedir o subsidio de desemprego, apresentasse o certificado do trabalho da entidade patronal para facilitar. Entregou-me a senha e avisou-me que só iria ser atendida lá para o meio-dia, portanto para aparecer por volta dessa hora. Ora bem ...
  • para casa não podia voltar, porque o bilhete do autocarro (1,75€ por 6km) ficava caro para ir e voltar ...
  • não tinha tempo para ir e voltar a pé, a casa
  • então resolvi dar uma volta pela cidade (percorrer os sítios descritos na obra "A vida num sopro")
Depois de muito andar, voltei ao centro de emprego, por volta do meio-dia, para ver o ponto de situação ... O segurança informou-me que só iria ser atendida lá para as 14h ... para ir almoçar e depois voltar ...
  • mas eu não podia ir a casa almoçar, pelas razões descritas atrás
  • não queria almoçar em nenhum sitio por ali, para não gastar €
  • então pus-me a ler o livro que tinha levado, sentado num banquinho
  • a ver as ofertas de emprego da minha zona e as internacionais
  • os cursos financiados pelo centro de emprego (mas não havia nenhum financiado para as habilitações literárias que tenho)
Depois de muito esperar, fui atendida por volta das 15h. A minha ficha no net-empregos já estava preenchida e atualizada, porque ainda no ano passado estive desempregada (por quase um mês). Também já tinha o cartão identificativo de desempregado, do centro de emprego. Só foi assinar os papéis e a funcionária alertou-me que nesta zona não há emprego para mim, tenho de ser eu a procurar ativamente. 
   A seguir dirigi-me á segurança social (que é no mesmo edifício e é especialmente para estes serviços ... senão teria de ir outro dia para a fila), para entregar os papéis como estava inscrita no centro de emprego, aí foi mais rápido o atendimento (só tinha 10 pessoas à minha frente). A funcionária informou-me de quanto iria receber. Perguntei-lhe se eu aceitasse um emprego no estrangeiro e desistisse por incompatibilidade ... ou se arranjasse um novo emprego em Portugal, como ficaria o meu subsidio de desemprego. Ela explicou-me que posso suspender (não confundir com "cessar") o meu subsidio de desempregado e trabalhar até 90 dias, senão der por alguma razão, posso voltar a pedir o subsidio de desemprego. Esta funcionária também me deu indicações diferentes do valor do subsidio de desemprego, do que me tinham informado na loja do cidadão. 

Às 16:30 estava oficialmente desempregada, a receber subsidio de desemprego e a integrar as estatísticas dos desempregados ... Vim a pé até casa, para fazer exercício físico e poupar €.

Sem comentários:

Enviar um comentário